quinta-feira, 28 de maio de 2015

Fotos "quentes"? Não, meu bem, quente está o planeta, e a culpa é nossa, não piora as coisas...

A Índia está passando por uma onda de calor, não é um fenômeno isolado do que ocorre em todo o mundo. Aumentamos a temperatura do planeta e estamos sentindo os efeitos. Negar ou fazer gracinha com o maior desafio da humanidade não ajuda em nada, ao contrário. O calor excessivo na Índia já causou a morte de mais mil pessoas, não é brincadeira. Mas, ainda tem gente que acha que pode brincar com um fato grave apenas para faturar mais cliques, é o sensacionalismo da ignorância.
O exemplo grotesco disso é o título da notícia no portal Exame: "12 fotos "quentes" que mostram o calor infernal na Índia". Quaquaquaquaqua, que engraçadinho, só que não. Jornalistas precisam atualizar seus conhecimentos para não divulgar ignorâncias próprias e, antes de pensar no título clicável, deveriam lembrar da responsabilidade que carregam nessa labuta que é o serviço de produzir informação. Nesse caso, o peso da responsabilidade é grande, porque o mundo está derretendo, não temos mais tempo a perder, muito menos com firulas e interesses pequenos de audiência ou de glamourização própria.
A ignorância é tanta que não conseguimos fazer a relação entre o calorzão na Índia e o calorzão aqui mesmo, no Brasil. O Inverno aqui esse ano vai ser mais quente, como foi ano passado, porque o aumento das temperaturas tem batido recordes seguidamente. 2014 foi o ano mais quente desde o início das medições das temperaturas globais, no final do século 19.
A foto do asfalto derretendo na Índia está correndo o mundo. Pois o asfalto também derreteu nesse Verão no Rio de Janeiro [e nós registramos]. Sabe por que? Porque a natureza não tem fronteiras, aquecemos o planeta sem parar, estamos assando feito bolo no forno alto. Tem graça isso? Tictactictactictactictac...



Fotos { Asfalto derretendo, no Estácio, Rio de Janeiro, 22/01/2015, de Beatriz Carvalho Diniz 
[Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil - Faça bom uso sem fins comerciais] 


Nenhum comentário:

Postar um comentário