segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O bife nosso de cada dia

Um novo suplemento alimentar para vacas leiteiras diminuiu em 30% as emissões de gás metano destes animais, prometendo se converter em uma arma valiosa na luta contra as mudanças climáticas.

A redução deste gás pode ser um grande passo na luta contra as mudanças climáticas, segundo os autores do estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) publicado nesta quinta-feira pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

“Se for aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) e adotado pela indústria de agropecuária, este inibidor de metano pode ter um impacto significativo nas emissões de gases de efeito estufa do setor de gado”, disse Alexander Hristov, professor de nutrição da universidade Penn State e principal autor do estudo.

Quem acompanha as discussões sobre mudanças climáticas já reparou que é impossível dissociar nossa dieta dos impactos ambientais que assolam o planeta. O bife nosso de cada dia inflige ao planeta um custo ambiental que se apresenta na forma de desmatamento, perda de biodiversidade, alto consumo de água (pra cada 1kg de carne bovina é necessário mais de 17 mil litros de água) e aumento das emissões de gases de efeito estufa que aquecem o planeta, como é o caso da emissão de metano pelo sistema digestivo dos ruminantes.

A criação de gado representa 44% das emissões de metano no planeta derivadas da atividade humana. Cada cabeça de gado libera 60 kg de metano na atmosfera. Mundialmente, 1,3 bilhões de cabeças de gado colocam no ar 60 milhões t/ano de metano, cerca de 12% do metano liberado na atmosfera.

Apesar de as mudanças climáticas se apresentarem como o maior desafio atual da humanidade, seguimos bovinamente com nossos hábitos alimentares e consumistas em direção ao precipício. O cérebro humano nos dá a habilidade de raciocinar e pensar, mas é mais fácil combater o aquecimento global com a introdução de suplemento alimentar na dieta das vacas do que esperar que o Homo Sapiens corrija os seus erros de percurso no planeta. Afinal a emissão de metano é apenas um dos inúmeros impactos causados pelos rebanhos mundo afora. Para os demais ainda não há remédio se a humanidade não mudar a sua mentalidade.

Suplemento alimentar para vacas é arma contra mudanças climáticas, acesse o artigo original publicado no blog Pimenta no Meio { http://bit.ly/1Nf1LAr

Nenhum comentário:

Postar um comentário