quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Lula, o erro alheio e o seu almoço

Lula discursou para trabalhadoras rurais e falou de erros da colega presidente. Que cara de pau! Lula deu isenção completa de IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] para agrotóxicos em 2006 e isenção de PIS/Pasep [Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor] e de Cofins [Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social] para inseticidas, fungicidas e herbicidas em 2005. O governo Lula fez do Brasil recordista mundial em consumo de agrotóxicos, um recorde horroroso que mantemos desde 2008.

Estão banidos em outros países 22 dos 50 princípios ativos mais usados em agrotóxicos aqui. As vendas de agrotóxicos no país renderam cerca de R$ 14 bilhões em 2011 para 130 empresas produtoras de defensivos agrícolas.  O aumento em toneladas de agrotóxicos comprados foi 162,32% de 2000 a 2012, segundo dados da Associação Brasileira de Saúde Coletiva [Abrasco] no dossiê Um Alerta sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde.

Agrotóxicos contaminam pessoas, alimentos, solos, água. Mais de 34 mil casos de intoxicação por agrotóxicos foram registrados em nosso país entre 2007 e 2014, causando problemas de saúde como mal formação de feto, câncer, disfunção fisiológica, doenças cardíacas, de acordo com Associação Brasileira de Agroecologia [ABA].

Beneficiar o comércio de agrotóxicos, garantir lucros bilionários para a indústria agroquímica, atender aos interesses de latifundiários e produtores rurais tacanhos e inescrupulosos que nos vendem "alimentos" com venenos, prejudicar trabalhadores rurais e a sociedade brasileira, quem vai consertar esse erro?

Nós. Nós consertamos esse grave erro com o nosso poder de escolha na hora de comprar. Prefira orgânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário