terça-feira, 21 de julho de 2015

O junho mais quente de todos os junhos. E com menos árvores, mais calor...

Junho de 2015, o mais quente já registrado. Se você acha que a sua batata está assando, meu bem, juramos que não é só a sua… As cidades estão assando!
As árvores fazem a fotossíntese, capturam o CO2 que ajuda a aquecer o planeta e nos dão oxigênio que precisamos para respirar. As árvores regulam o clima, fazem brotar água, aliviam barbaridade o calor, nos dão sombra. São seres tecnológicos e nos prestam todos esses incríveis serviços ambientais generosamente, sem patrão nem retribuição.
Mas, se não cuidamos das árvores nas cidades, olha o que acontece, elas ficam doentes e são cortadas, como registramos no Rio de Janeiro, bem pertinho da prefeitura e da empresa olímpica.

Foto { Mais árvores cortadas, Estácio, Rio de Janeiro, 2015, de  Beatriz Carvalho Diniz
[Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil - Faça bom uso sem fins comerciais]
São apenas mais umas. Colecionamos fotos de árvores cortadas, doentes, deformadas por podas erradas, espremidas nas calçadas, com raízes sufocadas no cimento, rodeadas de lixos. Sem cuidados, desprezadas pelos moradores, as árvores cariocas vão morrendo aos pouquinhos, até que a chuva e o vento as livre de serem tão maltratadas ou a prefeitura mande cortar ou moradores cortem na madrugada.
O prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, é presidente do C40 [grupo de cidades reunidas para combater as mudanças climáticas], mas, está devendo uma linda campanha de educação e mobilização dos moradores para esclarecer a problemática do clima, conscientizar sobre a delicada posição geográfica entre o mar e montanhas e ajudar na mudança de pensamento e de comportamento no trato com o ambiente no cotidiano.
Muitas árvores cariocas são senhoras, centenárias, testemunhas naturais da história da cidade, muito altas, largas, imponentes e elegantes, merecem ainda mais cuidados. Só que não...nem antigas nem novas árvores são percebidas, muito menos tratadas conforme seu papel fundamental para nosso bem estar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário