terça-feira, 21 de abril de 2015

Somos matadores de árvores?

Tinha uma árvore no caminho, era a única naquela calçada. Foi cortada, ficou o toco. Depois seu toco foi retirado, ficou o buraco na calçada. E então a prefeitura mandou cimentar o buraco, não vai plantar outra árvore no lugar. Ficamos sem mais uma sombra e sem a tecnologia de limpeza do ar, bem poluído na cidade chamada de maravilhosa. 
Cortar árvores no Rio de Janeiro virou uma prática corriqueira, a solução para anos e anos de descuidos e desprezos. As árvores ficam doentes, morrem. Então, manda cortar! Mas, isso não significa que as árvores ainda sadias passaram a ser cuidadas para não ficarem doentes nem morrerem.
Não curtimos as árvores como curtimos as boçalidades e futilidades que fazemos circular nas redes sociais. Mas, boçalidades e futilidades não garantem a limpeza do ar, não nos dão frutas, não são nem um pouco tecnológicas. As árvores sim fazem isso, de graça, como uma gentileza para nós, uma generosidade da natureza para a nossa vida. 
Mas, quando são cortadas, as árvores liberam todo o gás carbônico que capturaram durante sua vida. Nem percebemos, ignoramos. E assim viramos matadores de árvores...



Foto Menos uma árvore, no Estácio, Rio de Janeiro, 2015, de Beatriz Carvalho Diniz
[copyleft, faça bom uso sem fins comerciais]



Nenhum comentário:

Postar um comentário