sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tema pra 'inglês ver' ou mais uma no paraíso do 'me engana que eu gosto'

Vi matérias anunciando que o tema da festa de reveilon na praia de Copacabana seria sustentabilidade, e pensei: Ahan...é apenas o tema, claro.

Lembrei que na última vez em que passei o ano na ‘princesinha do mar’ no caminho até o metrô o que mais tinha era lixo [e como os ambulantes estavam proibidos na orla, nas ruas perpendiculares era de assustar a quantidade de latonas de milho, ervilha, os baldes de molho ketchup, etc.].

Duvidei que no tema sustentabilidade estivesse incluído o estímulo ao uso de lixeiras, a colocação de lixeiras gigantes, a distribuição de sacos para os ambulantes recolherem seu lixo devidamente ou qualquer outra ação de relevância no cotidiano [de fundo educativo e de sensibilização para mobilização] e não pontual [como doar as lonas dos palcos para reciclagem]. Até porque população e administradores públicos estão acostumados com a comodidade do pagar pouco [menos que o piso da categoria] para os garis recolherem o que jogamos fora em qualquer lugar, inclusive, a imundície que fazemos nos grandes eventos.

O lixo largado no principal destino brasileiro para virada de ano vira pauta na imprensa e dá visibilidade para a nossa falta de educação [e higiene] e de responsabilidade. Não me dei ao trabalho de ler as matérias sobre a sujeirada em Copacabana, não sei se em alguma delas foi feita a relação do lixo largado com o tema propagandeado [sustentabilidade] e o que representaria aplicar o conceito temático na logística de limpeza do evento [que se relaciona com as de segurança e saúde - pessoas se cortam com cacos de vidro na areia, na calçada, na rua por acidente ou briga].

Nenhum comentário:

Postar um comentário